Coronavírus: a prevenção que vem do campo
25/03/2020

Coronavírus: a prevenção que vem do campo

Segundo reportagem da Agência Brasil, para ajudar a conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), a UNICA – Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar anunciou que irá doar à rede pública de saúde álcool proveniente de usinas para a produção de gel e solução a 70% para a assepsia em hospitais e centros de saúde.

A ação é um esforço conjunto da entidade com o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias estaduais de saúde.

A parceria também envolve a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) para distribuição do álcool, que será produzido por usinas voluntárias.

Diversas instituições do país como universidades, indústrias químicas e até mesmo laboratórios do Exército e da Marinha estarão responsáveis por receber e processar o insumo. Secretarias estaduais e municipais farão a distribuição do produto em toda a rede pública.

De acordo com o presidente da Unica, Evandro Gussi, o fornecimento do insumo ao sistema público será totalmente gratuito e seguirá normas de higiene do Ministério da Saúde.

“Toda a rede do SUS será atendida, porque o álcool 70 líquido é um excepcional agente de desinfecção. E nós sabemos que as superfícies, pisos, mesas, maçanetas de portas e tantas outras precisam ser hoje limpas muito mais do que originariamente se fazia”.

As empresas associadas ao Sindicom doarão o óleo diesel necessário para o transporte, enquanto os membros da ABTLP farão o deslocamento do material em veículos próprios. A operação não terá custos para os cofres públicos.

Leia a reportagem na íntegra no site da Agência Brasil.

Fonte: Agência Brasil.

Cadastre-se em nosso mailing!

Cadastre-se em nosso mailing!

E fique por dentro das novidades do Yami.