YAMI trará painel com foco na presença da tecnologia no campo
22/08/2019

YAMI trará painel com foco na presença da tecnologia no campo

Palestras discutem como os jovens devem se preparar para essa nova realidade

O advento da tecnologia nos processos do campo mudou a dinâmica entre os profissionais do agronegócio: agora é preciso se preparar para não ser trocado pela mão de obra robótica. Pesando nisto, o painel “O que eu vou fazer que não vai ser substituído por um robô?”, será uma das atrações do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento destinado para jovens do agro entre 18 e 30 anos, que acontece pela primeira vez nos dias 8 e 9 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A mesa redonda reunirá profissionais do setor que avaliarão as tendências do mercado e os desafios para o futuro. “A tecnologia é uma ferramenta interessante e fundamental, mas não é o suficiente. Sozinha, ela não entrega resultados; sendo assim, é preciso ter em mente que não substitui as pessoas, mas auxilia na dinâmica do trabalho”, explica Paulo Fernando Machado, professor titular do curso Gestão de Negócios da Universidade de São Paulo (USP).

Para o especialista, todo trabalho que depende da tomada de decisões e de melhoria contínua não será substituído por tecnologia. “Habilidades e atitudes são ferramentas primordiais para o desenvolvimento do jovem profissional. A habilidade, por exemplo, não se adquire com tecnologia, mas sim na prática e, em grande parte, com ajuda de outro profissional que oriente, provendo conhecimento e disciplina”, salienta Machado.

A ‘atitude’, por sua vez, ilustra as virtudes de uma pessoa, seja pessoal ou profissionalmente. “Aqui se destacam suas crenças e valores, como respeito e pró-atividade, responsáveis por gerar comportamentos que fazem o indivíduo entregar resultados”, pontua.

O conhecimento, como explica o professor, é o ponto final desse tripé. Ele surge como o resultado dos quesitos anteriores. Isso porque nos dias atuais o conhecimento se adquire em quantidade e velocidade infinitas.

“O YAMI é de extrema importância, pois é fundamental discutir o comportamento, as pessoas e o mundo, isso faz a diferença. A tecnologia mais moderna hoje não será a tecnologia de amanhã, ela é passageira, mas as pessoas não”, frisa Machado. Dessa forma é preciso manter em mente que pessoas, habilidades e atitudes são cada vez mais valorizadas neste mercado que está em constante evolução.

O painel conta, ainda, com a participação do gerente de Marketing & Soluções Integradas da John Deere Brasil, Felipe Santos e do vice-presidente de Vendas da AGCO América do Sul, Rodrigo Junqueira. A programação completa do evento está disponível no site do YAMI.

Cadastre-se em nosso mailing!

Cadastre-se em nosso mailing!

E fique por dentro das novidades do Yami.